Dieta - 6 melhores amigos (alimentos)

Engorda, emagrece, engorda, emagrece, faz dieta, mete o pé na jaca, sente remorso, engorda mais, desconta no brigadeiro, começa uma dieta maluca, cansa e desiste.

Essa tem sido a história com meu peso e minha alimentação. Nunca fui magrinha, mas já consegui bons resultados algumas vezes, com dietas que se provaram malucas demais e o peso perdido voltou em dobro.

Porém, dessa vez tenho conseguido seguir uma dieta com muito mais entusiasmo, foco e vontade do que em todas as outras vezes na minha vida. Aliás... alguns não gostam desse nome "dieta". Eu entendo e concordei com isso por muito tempo. Era só pensar que estava fazendo "dieta" que eu já sentia fome, dor de cabeça e ficava nervosa rsrs. Mas hoje é bem diferente, como estou conseguindo fazer, o nome dieta não me deixa nervosa, mas dá até um certo orgulho de dizer.

Não sei ao certo o que mudou. Talvez toda uma vida de tentativas tenha me fortalecido cada vez um pouquinho, até chegar aqui. Talvez a maturidade esteja batendo à porta. Talvez a situação tenha finalmente chegado a um ponto insustentável. Ou talvez, e provavelmente, tenha sido tudo isso ao mesmo tempo.

O fato agora é que tenho gostado de preparar refeições saudáveis e menos calóricas. E nos primeiros 30 dias tive o prazer de conhecer 6 grandes amigos (posso até mesmo chamar de aliados) nessa minha batalha.

Considero amigos pois são alimentos que resolvem vários problemas, que se encaixam na categoria saudável e realmente alegram meu paladar. Então vamos a essa listinha que para mim é mágica:


Salmão - amigo na dieta

1- Salmão
Em primeiríssimo lugar, temos esse queridinho peixe. Ele é fonte de proteína e de ômega-3 (que auxilia em diversas funções essenciais do nosso organismo). Mas, além de todo esse papo nutricional, ele é um dos meus melhores amigos pela praticidade e saciedade.

Prepará-lo é muito simples, muitas vezes sal e pimenta com um fio de azeite extra virgem na frigideira resolve minha refeição. Outras vezes nem preciso de tudo isso, basta cortar em tiras (e nem sou boa nisso, corto meio grosseiro mesmo) e como cru, claro que acompanhado de um tiquinho de shoyo, mas não muito ok?! E ainda tem mais... ainda é possível só cortar uns cubinhos, cru mesmo, e misturar na sua salada, também fica delicioso.

Um filé de salmão e uma salada conseguem matar minha fome de verdade. E ainda me trazem uma refeição extremamente saborosa, dando prazer de verdade ao comer. Aliás, muito melhor que muitas porcarias que eu comia.

E você pode estar pensando "Ai Andressa, mas esse peixe é caro, não dá pra incluir toda semana na dieta". Entendo seu pensamento, mas já te digo que não é verdade. Você já parou para pensar quanto gasta em uma refeição? Pois bem, eu fiz essa conta com o salmão.

Comprei no supermercado uma bandejinha com uma peça de salmão por R$ 23,00. Essa peça eu consumi em 4 refeições diferentes, todas as vezes acompanhado por saladinhas. Ficou um total de R$ 5,75 por refeição (do salmão) mais uma média de de R$ 2,00 com as guarnições, totalizando R$ 7,75 por uma refeição saudável e deliciosa!!! Na boa, nem mini marmita custa isso.




Palmito - amigo na dieta

2- Palmito
Seja pupunha ou real, o que me salva muitas e muitas vezes é aquele vidro de palmito que sempre encontramos em qualquer mercado. Fonte de vitamina C, cálcio e um excelente alimento para o sistema digestivo, esse amigo branquinho é muito saboroso e combina com todo tipo de proteína e salada. Ou seja, se estiver sem opções para dar aquela incrementada, para acompanhar sua carne ou até para aumentar a saciedade é só adicionar uns dois toletes de palmito e pronto: Uma refeição deliciosa e completa!

Nesse caso ressalto que é importante sim se preocupar com a qualidade do palmito, trata-se de um item delicado que deve ser conservado adequadamente. Também não é um alimento muito barato, por isso costumo usar como coringa na minha alimentação, não o tempo todo (infelizmente, porque adoro e se deixar como ele puro).



Milho verde - amigo na dieta

3- Milho verde
Esse realmente é um item indispensável para mim na dieta. Eu sou meio fresca, então meu consumo dele é limitado, como apenas cozido (na espiga ou no pratinho), não gosto de milho de lata. Esse lindinho é rico em antioxidantes e fibra (o segredo da saciedade), por isso é muito recomendado para quem busca perder peso.

Eu costumo usá-lo como guarnição de alguma proteína, normalmente substituindo a salada. É perfeito para quando não temos mais folhas ou legumes em casa ou quando enjoamos (acontece). E o melhor do milho, para mim, é a praticidade. Posso cozinhar umas 4 espigas de uma única vez e consumir durante uns 4 dias. As vezes guardo a espiga inteira mesmo, outras vezes tiro o milho e guardo todo cortadinho num potinho. E quando quero comer é só esquentar no microondas, jogar um salzinho e já fica perfeito!

Temos que considerar o valor super baixo desse alimento e a facilidade de fazer, até mesmo os menos dotados na cozinha não terão dificuldade em fazer um delicioso milho verde!



Couve-flor - amigo na dieta

4- Couve-flor
Como descrever o amor por essa lindinha?! Eu simplesmente amo couve-flor. E na minha dieta ela entrou com tudo. Primeiro: temos que considerar que essa hortaliça é riquíssima em vitaminas e minerais, extremamente saudável. Segundo: O preparo é super simples, assim como o milho, mas se quiser se aventurar ela é mega versátil, podendo ser feita desde saladinha até prato principal gratinado, empanado e até como caldo.

Uma couve-flor pode render bastante, dura muito tempo na geladeira e pode ser feita como salada (só ela), pode completar outras saladas e pode ser o prato principal. Eu costumo cozinhá-la inteira e depois fracionar de acordo com minha vontade para minhas saladas. Consumo somente assim mesmo, como saladinha (porque sou fresca, lembra?).

A salada de couve-flor mata a minha fome lindamente e me deixa feliz, porque é deliciosa! Ela está na minha lista por vários motivos: praticidade, preço baixo, coringa, gostosa e facilidade no preparo.



Sardinha em lata - amigo na dieta

5- Sardinha
Sardinha enlatada é a coisa mais prática do mundo! Abre, põe no prato e come rsrs. Mas, de verdade, é fácil demais, fonte de cálcio, vitamina D, vitamina B-12, fósforo, selênio (antioxidante) e o tal do ômega-3 (o milagroso).

Nos meus pratos gosto de misturar com tomate, temperar igual saladinha e comer feliz. É uma excelente opção para os dias que não tem tempo, que está com preguiça ou com muita fome (pois se ficarmos pensando demais com fome acabamos atacando coisas mais calóricas do que realmente precisamos, então deu muita fome? Corre no armário, abre rapidinho a lata e em 3 minutos terá uma refeição saudável e excelente para sua dieta.

Todos sabem como o preço dessas latinhas é baixinho, possibilitando ter umas duas latinhas no armário para essas emergências.



Filé Nature Seara - amigo na dieta

6- Filé de frango com crosta de grãos
Não estou falando de um prato difícil de ser preparado, estou falando de um item congelado, acredita?! Não são nuggets, é filét de frago mesmo, coberto por vários grãos numa crosta fininha com praticamente a mesma quantidade de calorias que um filé de peito de frango normal. A grande vantagem aqui é a praticidade, é tirar do freezer, colocar no forno e pronto. Ele é super saboroso, não precisa temperar.

Combinando com uma saladinha (ou milho) fica um prato perfeito para seguir na minha dieta. Mais uma opção sensacional para não ter trabalho e comer bem. Claro que o consumo deve ser baixo, uma vez por semana é o máximo pra mim, algumas semanas ele fica lá no freezer e eu nem como, mas ele está lá prontinho pra me ajudar se eu precisar.

O preço é muito bom (média de R$ 13,50), rende umas 3 refeições para uma pessoa.


Agora você já conhece meus 6 amigos nessa reeducação alimentar. É provável que você não goste de algumas das minhas opções, mas lembre-se que esses alimentos eu já comia, ou seja, estão na dieta porque eu gosto, não porque alguém falou que era bom pra emagrecer.

Então a solução é você encontrar também os seus "amigos", aqueles que estarão sempre ali para você, tornando sua alimentação mais fácil, mais barata, mais gostosa, mais versátil e mais saudável. Porque para conseguir manter uma alimentação com baixo valor calórico por tempo prolongado é essencial que você tenha prazer com suas refeições, que inclua coisas que agradam seu paladar e que caibam no seu bolso. Desse jeito reduzimos as desculpas e aumentamos os resultados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

© Um Tiquinho de Magia - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo