Chernobyl - Qual o preço da mentira?

Pode parecer apenas uma pergunta de impacto, para um título mais interessante, mas esse título realmente é a base de toda a história. Parece óbvio, mas é preciso lembrar que trata-se de um acontecimento, um fato, algo que aconteceu num passado bem recente. Por isso precisamos nos preparar antes de começar a assistir, para ver cada cena com um olhar diferente do que normalmente temos em filmes e séries.

Se você ainda não assistiu e não quer spoilers, fique tranquila, por enquanto não teremos nenhum, mas fique de olho no aviso de spoiler um pouco abaixo.



Chernobyl é uma minissérie de apenas 5 episódios (cada um com cerca de uma hora e meia) que conta a história em torno do acidente nuclear que aconteceu na Ucrânia em 1986. Trata-se de um roteiro profundo, complexo, muito bem montado, que conta a história do antes, durante e depois do acidente, dando ênfase nos personagens Valery Legasov (cientista) e Boris Shcherbina (vice-presidente do conselho de ministros), que buscam respostas para o que aconteceu e resolver os problemas que esse acidente trouxe.


Confesso que eu fiquei extremamente impressionada com cada episódio. Toda vez que terminava um ficava eufórica para ver o outro, mas como só via de noite junto com o Leandro (meu namorido), durante o dia acabava pesquisando a respeito do que tinha visto, sobre verdades, mentiras, detalhes... É claro que estamos falando de uma obra de entretenimento, então eu não esperava pela verdade absoluta, era certo que teríamos um nível de exagero, alteração nos acontecimentos e até mesmo nos participantes dessa história.

Contudo, acabei me surpreendendo com a quantidade de informações reais. Com certeza ajuda demais a entender o que aconteceu e o efeito disso para o mundo. E acabei encontrando tantas informações interessantes que vou compartilhar aqui com vocês.

---------------  Atenção! A partir desse ponto você encontrará muitos Spoilers  ---------------

Quando fiz minhas pesquisas, encontrei muitas, mas muitas informações comparando a série com a realidade, algumas até ficaram confusas, pois em alguns lugares dizia uma coisa e em outros dizia outra. Então fiz uma super seleção dos itens que mais me interessaram para que você tenha uma visão mais ampla dessa história:


  • A CIDADE DE PRIPYAT
    Essa cidade foi construída justamente para abrigar os trabalhadores da usina nuclear, fundada em 1970, na Ucrânia. Na época era conhecida como uma cidade modelo, bem estruturada, bem planejada, um lugar incrível para se morar. A cidade foi evacuada em 1986, um pouco depois do acidente. Muitos moradores, no entanto, preferiram continuar morando por ali. 
    Hoje é uma cidade "fantasma", muitos lugares estão fechados desde então, sem acesso. Mas todos os dias o local recebe visita de turistas (sim, turistas!). Pessoas que vão até lá para conhecer um pouco mais da história, ver como ficou a cidade, os objetos, as construções, sempre acompanhadas por um guia e com restrições de onde ir e tempo de permanência. 
    Existe um vídeo do Canal Estevam pelo Mundo onde você pode entender um pouco melhor sobre esse turismo, se tiver curiosidade (é só clicar aqui).


  • OS PERSONAGENS PRINCIPAIS
    Quase todos os personagens principais da série realmente existiram e fizeram parte da história. Valery legasov (o cientista) e Boris Shcherbina (vice-presidente do conselho de ministros) são reais, sua história é bem contada. Alguns relatos dizem que Legasov não ficava andando tanto pela cidade, que seu trabalho era realizado a maior parte do tempo em um bunker sob o prédio da administração.
    Uma personagem interessante é Ulana Khomyuk, física nuclear que auxilia na busca pelos depoimentos dos trabalhadores da usina para entender o que realmente aconteceu. Ela, na verdade, representa uma equipe de cientistas que realmente prestaram grandes serviços na busca por respostas.


  • DETALHES: DAS ROUPAS AO PAINEL DE CONTROLE
    Uma das grandes preocupações do criador da série, Craig Mazin, foi ser o mais realista possível em toda parte visual. O painel de controle da usina, por exemplo, foi reproduzido botão a botão; as roupas dos personagens foram reproduzidas o mais fiel possível de acordo com o que se usava e também reproduzindo fielmente uniformes como o dos trabalhadores da usina. 
    Durante as filmagens, Craig buscou vídeos reais da época e os reproduziu na série. Existem inclusive vídeos no youtube que comparam essas imagens, vou deixar um aqui para os curiosos como eu: Vídeo compara imagens reais com cenas da série "Chernobyl".



  • EFEITOS DA RADIAÇÃO
    Com toda certeza esse é o ponto que mais me impressinou. A forma como a série mostra os efeitos da radiação no corpo foram retratados o mais próximo possível da realidade. O tipo de queimadura mostrada foi, inclusive, elogiada por pessoas que presenciaram o acidente.
    É chocante ver como uma pessoa pode ficar após uma exposição tão alta, desde os primeiros efeitos até os casos mais severos. Dentre outros detalhes sobre a radiação, está o tipo de sepultamento. É chocante ver o corpo de uma vítima sendo lacrado em caixão de chumbo e depois coberto por concreto, assustador na verdade. Algumas cenas assisti por duas vezes, para tentar compreender melhor aquela situação, relamente não é para quem se impressiona facilmente.



  • ROUPAS NO HOSPITAL
    Uma curiosidade a respeito da radição que afetou as primeiras vítimas que chagaram até o hospital de Pripyat é em relação às suas roupas. A radição ficou impregnada nas roupas e foi solicitado que todos tirassem suas roupas para que outras pessoas, inclusive médicos e enfermeiras, não tivessem contato com as partículas que os tecidos carregavam. Essas roupas foram colocadas no porão do hospital e estão lá até hoje. O nível de radiação que elas apresentam é extremo!



  • EXTERMÍNIO DE ANIMAIS
    Tudo na área de exclusão (área evacuada) realmente foi contaminado e ainda é contaminado, incluindo os animais. Quando as pessoas foram obrigadas a deixar a cidade, não foi permitido que levassem seus animais de estimação. Com o tempo, os animais abandonados foram se multiplicando sem controle. Até que foram chamadas pessoas responsáveis por diversos trabalhos em Pripyat, sendo um deles o abate dos animais da região. É uma parte muito, muito forte da série. É triste e é verdadeira.



Esses são apenas alguns dos pontos marcantes dessa série incrível. Existem dezenas de curiosidades, para quem gosta de se informar. No fundo vejo tudo isso como parte da nossa história, da humanidade. Fico muito interessada por filmes e séries que trazem a história como plano de fundo. Por mais inventivas que sejam as narrativas, sempre é possível absorver informações sobre nosso passado. 

Com todos os avisos sobre cenas fortes, tristes e assustadoras, deixo aqui minha mais sincera recomendação para que assista essa série fantástica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

© Um Tiquinho de Magia - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo